LIGUE SEU EQUIPAMENTO DE SOM, PÁGINAS COM MÚSICA

ANTES DA VIAGEM É ACONSELHÁVEL  
TOMAR CERTOS CUIDADOS 

PASSAPORTE 

SEGURO DE SAÚDE.  Na europa é muito caro se você precisar de um médico. Encontra-se em várias empresas de turismo, seguros válidos por 30 dias, por apenas U$ 75,00  por pessoa, não deixe de faze-lo, para ter uma viagem tranqüila. 

CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL ( Credicard, Visa ) para alguma emergência. 

DÓLARES. Uma certa quantia em dólares, pois eles são trocados por moeda local do país em aeroportos, estações de trens, e casas de câmbio. ( com reais é muito difícil encontrar um local que para fazer o câmbio. 

TREM ÓTIMA OPÇÃO 
 

 

 

EUROPASS. Passe livre em trens, pois  é muito caro este transporte na Europa se não for adquiridos no brasil, fica quase impossível viajar dentro da Europa de trem. 
Os trens são muito rápidos chegam a 300 Km/h. assim fica muito fácil se locomover dentro de toda a Europa. 
Eles São adquiridos em empresas de turismo. 

O europass e válido para Alemanha, , Espanha, França Italia e Suíça 

Países Associados, mediante uma pequena taxa adicional: 
Áustria, Hungria, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Grécia e Portugal. 

O Europass não pode ser usado por pessoas residentes na europa 

EXEMPLO 

São válidos por 2 meses 

Taxa de emissão U$ 25,00 

05 dias - U$ 326,00  acompanhante U$ 196,00 
06 dias - U$ 368,00  acompanhante U$ 221,00 
07 dias - U$ 410,00 acompanhante  U$ 246,00 
08 dias - U$ 452,00 acompanhante  U$ 271,00 
10 dias - U$ 536,00 acompanhante  U$ 321,00 
15 dias - U$ 746,00 acompanhante  U$ 446,00 

No meu caso comprei o de 5 dias com acompanhante ( minha Esposa ), viajamos 7.002 Km com apenas custo de trem  U$ 522,00 + 1 a taxa de  25,00. 
mais dormitório em alguns trens e suplementos que explicarei a seguir  U$ 147,00 
se precisar reserva se paga em torno de U$ 3,00 por reserva. 

Total do custo com trem U$ 700,00 
se para o mesmo trajeto comprasse na Europa gastaria no mínimo U$ 7.000,00 ou mais 

Se aconselha fazer reserva, na estação, horas antes da partida. 

Como usar. O Europass é valido das 19 h até a meia noite do próximo dia usando apenas 1 dias. 

1º PASSAGEM. -  As 23:35 h. entramos no trem em Stuttgard as  7:07 chegamos na estação ( GARE ) Paris est, em Paris. ( Ficamos alguns dias visitando a cidade ) 
gastamos 1 passagem,  790 KM Percorridos em 7:02 minutos 

2º PASSAGEM. - As 10:00 h. entramos no trem em Paris e Chegamos na na Estação (ESTACIÓN) de Madri Chamartin, em Madri as 23:55 ( Ficamos alguns dias em Madri ) gastamos mais uma passagem. 1260 Km percorridos em 13:55 minutos 

3º PASSAGEM. - As 19:25 h. entramos no trem em Madri e chegamos na estação(GARE) 
Paris Austerlitz em Paris as 8:30  fomos até a estação paris Lyon pegamos outro trem as 11:12 h. e chegamos a estação ( STAZIONE ) Roma Termini em Roma as 23:55 h. ( nesta viagem tivemos que pagar suplemento U$ 68,00 para cada um para dormir no trem de Madri a Paris, e mais U$ 25,00 para cada um para usar o Pandolino ( Trem Italiano de alta velocidade ) de Milão a Roma. 
Para poder ir de Madri a Roma com somente uma passagem a única maneira era pagar estes suplementos, pois foram quase 25 horas de viagem, e as escalas só fechavam pagando suplemento. Para não pagarmos suplemento teríamos que gastar duas passagens. ( ficamos alguns dias em Roma ) 2.697 km percorridos em 24:48 minutos 

4º PASSAGEM. - As 20:45 h. entramos no trem em Roma ( via Áustria ) o europass não vale para Áustria tivemos que pagar mais U$ 11,00 para cada um para passar pela Áustria, chegamos na estação (BAHNHOF)em Munique as 8:30,  passamos o dia e as 17:46 pegamos o trem de Munique  para Stuttgard chegamos as 20:03 fomos de Stuttgard  1.145 km em 14:02 minutos 
De Stuttgard a Tübingem, de carro, ficamos vários dias em Tübingem, conhecendo toda a região de carro num raio de 400 Km. 

5º PASSAGEM - Saímos de Frankfurt an Main as 23:14 chegamos a Berlim zôo em Berlim as 6:30 pegamos um Tour de ônibus pela cidade, ficamos ate 17:00 onde pegamos um trem de Berlim a Stuttgard e chegamos as 23:10  1.110 Km em 12:26 minutos ida e volta 

CARTEIRA INTERNA -  Para carregar Passaporte, Seguro Saúde, Cartões de Crédito, Dólares, de preferência carregar dentro da roupa seguro por cinta ou outra maneira para não perder.  Eu pessoalmente não tive problemas mas por medida de segurança, principalmente quando se dorme dentro de vagões de trem com outras pessoas, que normalmente os vagões dormitórios são com  4 camas, pode se optar por vagão de casal mais ai paga-se U$ 100,00 a mais por este luxo. 

QUALIDADE DOS TRENS - O europass oferece passagem de 1º classe para maiores de 26 anos, no mesmo preço acima, menores de 26 ocupam a 2º classe. 
O conforto dos trens são da melhor qualidade, com vagão restaurante, vagão bar. 
Os acentos São muito confortáveis, acentos reclináveis com amplo espaço, e acomodações do tipo leito oferecidas a noite, também incluída no preço acima, somente se paga complemento em vagões dormitórios. 
O conforto dos trens é tão grande que durante as viagens longas, aproveitamos para descansar das caminhadas, e chegávamos ao destino como não se tivesse viajado, ao contrario do avião que são cansativas. 

QUANTO AO IDIOMA DOS PAÍSES - 
Alemanha - sabendo um pouco de inglês não hà problema algum, mesmo com mímica se comunica, o povo alemão é tão atencioso com o turista que explica tudo até você entender. 

Espanha - nos comunicamos muito bem, em português 

Itália - Nos comunicamos muito bem, em Português 

Áustria - Nos mesmos moldes da Alemanha 

Suíça - Nos mesmos moldes da Alemanha 

França - um pouco mais complicado, pois o francês não gosta de falar inglês ou qualquer outro idioma a não ser o francês. 

QUANTO A ALIMENTAÇÃO - 

Normalmente comemos no Mac'Donalds,  que se encontra em todo lugar, nos mesmos moldes dos que encontramos por aqui. ( na alemanha, frança suíça, ) pois nos outros como Itália e espanha, conhecemos bem a comida tradicional. 
Mas o costume dos europeus é carregar o seu lanche, nos trens cada um carrega o seu lanche, nas ruas achamos um fato curioso, aqueles grandes empresários parando o seus carros de luxo na rua ou na estrada, abrindo a pasta executiva e de lá tirando seu refrigerante e  sanduíche acondicionado em papel alumínio comendo lá mesmo na estrada ou na rua.  Se fizesemos isto aqui no Brasil nos chamariam de ( "farofeiro") 

ROTEIRO DE VIAGEM